sábado, 13 de outubro de 2012

Musicos Goianos 001

Fernando Perilo



Fernando Perillo nasceu em Goiânia e até a adolescência morou em Palmeiras de Goiás, onde começou a se interessar pela música, tocando em conjuntos de baile. No Início da década de 70, ao lado de João Caetano, Itamar Corrêa, Odilon Carlos, Bororó e outros, participou de vários festivais em Goiânia, entre os quais o Comunicassom, onde ganhou o prêmio de melhor instrumentista. Foi o pioneiro a cantar nos bares de nossa capital, possibilitando assim o surgimento da chamada música goiana.

Em 1981 foi um dos vencedores do 7º Comunicassom com a canção “Sol da Manhã” que logo foi gravada em LP sendo um sucesso nas rádios de Goiás.

Em 1982 lança o bem sucedido álbum “Sinal de Vida”, gravado no Rio de Janeiro com a produção de José Eduardo Morais e alguns dos melhores músicos do país. 

Em 1984 fez importante turnê em São Paulo, promovida pela Aliança Francesa, ao lado de Ricardo Leão, Bororó e Xará.

Em 1987 gravou o LP “O Outro Lado da Lua”, que obteve grande sucesso. Gravou o especial “Traços e Trilhas” para a TV Bandeirantes/TV Brasil Central, que foi ao ar diversas vezes.

Em 1989 vai à França, onde representa o Brasil na feira Internacional de Dijon, fazendo 20 apresentações e diversas gravações para a TV francesa. Faz show em Brasília no Teatro Nacional, sala Vila Lobos no projeto Levante do Centro/ Oeste.

Em 1992 faz várias apresentações na Eco 92 no Rio de Janeiro. Grava, também o LP “Saudades do Futuro”, no Rio de Janeiro, no Studio Transamérica, com produção de Ricardo Leão. No Teatro Goiânia, faz show ao lado de Nana Caymmi no projeto Ponta de Canto da UCG.

Em 1994, lança seu primeiro CD, uma coletânea do melhor de seu trabalho. Participa de vários programas da televisão brasileira: Som Brasil com Lima Duarte e Rolando Boldrim, Empório Brasileiro/SBT e Clô Para os Íntimos/ TV Manchete.

Em 1997 grava com João Caetano, Maria Eugênia, Marcelo Barra, Pádua e Ely Camargo o CD “Noites Goianas”, inaugurando o selo Anhanguera Discos, o projeto mais bem sucedido da música goiana.

Sob a direção de Júlio Vann realiza na Cidade de Goiás, com a Banda Kalunga,o bem sucedido show do ll FICA.

No ano de 2000, lança o CD “Páginas Abertas”, pela Anhanguera Discos, gravado no Rio de Janeiro com produção do maestro Ricardo Leão. 

Em fevereiro de 2002, grava ao vivo no Teatro Goiânia o CD “Canto da Gente”, em parceria com João Caetano, Pádua e Maria Eugênia. O disco é lançado em maio pela Anhanguera Discos, dando início a uma série de shows por todo o Estado de Goiás, inclusive no encerramento do IV FICA, quando o grupo se apresentou com enorme sucesso para um público estimado em 40 mil pessoas. Em julho, o Canto da Gente é convidado para uma série de cinco apresentações no Festival Internacional de Jazz de Viena na Áustria. 

No final de 2003, lançou seu mais novo trabalho: o CD “Amores”.

Em agosto de 2005 realizou 06 (seis) apresentações na França – cidade de St.Gilles, dentro da programação artística do ano do Brasil na França.

Atualmente está percorrendo todo o Estado de Goiás com o show “Amores”, dentro do projeto “Circuito Universitário”.
Em maio de 2006, Fernando Perillo se apresentou no programa “Sr.Brasil” com Rolando Boldrin, da Tv Cultura.

Em agosto, o cantor se apresentou na “Feira da Música 2006” em Fortaleza – Ceará.

Também em agosto, apresentou o show “Fernando Perillo convida” no Shopping Flamboyant – Projeto Flamboyant in Concert.

Em marco de 2007, participou do Circuito Cultural Banco do Brasil - etapa Goiânia, que aconteceu no Centro Cultural Oscar Niemeyer,além de participar do projeto Petrobrás MPB.

Em dezembro de 2007 lançou o novo CD Caminhos com 13 canções inéditas gravadas no Rio de Janeiro, com produção de Ricardo Leão, e o DVD Amores, contendo 15 clipes produzidos pelo cineasta Taquinho, em comemoração aos 25 anos de carreira.

Participa em junho de 2010 do Projeto Cinematecla junto com os músicos Ricardo Leão e Sérgio Ricardo, no Teatro Solar de Botafogo no Rio de Janeiro. 

Atualmente executa o projeto Feira Moderna, que são apresentações de shows musicais em feiras da cidade de Goiânia, para divulgação de seu mais novo trabalho o CD Caminhos, e já em fase de produção o novo CD Saudade da Minha Terra, com lançamento para breve.

Fernando Perillo também apresenta o “Programa Cultural” que vai ao ar pela TV Assembleia, canal 08 da NET.

Em outubro de 2011 lança o novo disco, Fora da Lei & Saudade da Minha Terra, um álbum duplo gravado em Goiás e no Rio de Janeiro com produção do maestro Ricardo Leão e com arranjos de músicos do primeiro time da MPB. Em novembro Perillo retoma o projeto Feira Moderna III realizando shows em diversas feiras de Goiânia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário